MEI: Governo reduz exigências para estrangeiros abrirem Microempresa

Mei Governo Reduz Exigências Para Estrangeiros Abrirem Microempresa Blog Contabily Contabilidade - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Compartilhe nas redes!

Escolheu construir sua vida no Brasil? Agora, ser um microempreendedor individual e trabalhar de forma autônoma é uma possibilidade que teve suas exigências simplificadas, desde o dia 15 de outubro de 2019.

Segundo o Ministério da Economia, atualmente existem então, no país 46.591 estrangeiros de 169 nacionalidades inscritos como MEI.

Desse modo, com experiência e indicação de alguns brasileiros que desejam ajudar, o imigrante consegue vagas de emprego. No entanto, na informalidade, as chances de receber menos e não ser respaldado por benefícios previdenciários são alguns dos obstáculos que podem prejudicar a construção de uma carreira e estruturação da vida financeira no Brasil.

O que mudou para a formalização do estrangeiro como MEI?

MEI

Antes, o imigrante precisava seguir as mesmas regras do brasileiro. Com a simplificação, o estrangeiro que quiser se formalizar como MEI precisa apenas informar o país de origem e o número de um dos seguintes documentos:

  •     Carteira nacional de registro migratório
  •     Documento provisório de registro nacional migratório ou protocolo de solicitação de refúgio

Pelas regras anteriores, o imigrante precisava apresentar o número do recibo da última Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física ou o título de eleitor. Caso não tivesse título de eleitor, o estrangeiro não poderia emitir a declaração de renda por ter entrado no país no mesmo ano em que recebeu o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Na prática, as normas anteriores adiavam a formalização do estrangeiro como microempreendedor para o ano seguinte à chegada ao Brasil. Agora, ficou tudo mais fácil.

Por que vale a pena ser MEI?

Para o imigrante, trabalhar de forma autônoma é uma opção de conseguir desenvolver suas habilidades em solo estrangeiros, sem depender de formação acadêmica ou validação do diploma. É uma grande oportunidade de se inserir no mercado de trabalho em um primeiro momento.

Autora de um livro sobre trabalho e imigração, a doutora em sociologia pela Unicamp, Patrícia Villen, afirma que o empreendedorismo é uma alternativa que se impõe diante dos bloqueios para entrar no mercado de trabalho formal.

Além disso, ao formalizar as atividades profissionais a categoria MEI, o imigrante tem acesso aos benefícios previdenciários, como salário maternidade e auxílio doença. Dessa maneira, o imigrante é assegurado, caso apareçam imprevistos pelo caminho.

Expressão cultural

Alguns modelos de negócios, principalmente aqueles do setor de alimentação, são oportunidades de, além de gerar renda para o imigrante, permitir a expressão da cultura de seu local de origem.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, pratos libaneses, venezuelanos, japoneses etc., estão cada vez mais comuns. O imigrante ganha com a venda e o consumir ganha bagagem cultural, conhecendo gostos do mundo todo.

O mesmo acontece com a produção de artesanato e itens que expressem a estética e os costumes de determinada etnia ou região.

Fonte: Jornal Contábil 

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Abrir Me Saiba Para Quem é Uma Boa Opção (1) - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Descubra como abrir uma ME de forma simples e eficiente!

Como abrir ME? Saiba para quem é uma boa opção Saiba como iniciar sua Microempresa de maneira descomplicada, seguindo nossas orientações detalhadas sobre registro, tributação e licenciamento. No Brasil, o empreendedorismo tem se destacado como uma alternativa viável para muitos

Descubra Os Benefícios Da Tributação Do Simples Nacional Para Sua Empresa! (1) - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Benefícios da Tributação do Simples Nacional!

Conheça a tributação do Simples Nacional: um aliado para o crescimento da sua empresa! Saiba como a tributação do Simples Nacional pode ser vantajosa para sua empresa, otimizando seus lucros e facilitando sua gestão financeira. A tributação do Simples Nacional

Atividades Mei Veja Como Enquadrar A Sua (1) - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Atividades MEI: O guia completo para você empreender

Atividades MEI: Veja se sua atividade se enquadra e quais as vantagens e desvantagens Confira essa oportunidade única de empreender através das centenas de atividades MEI disponíveis Você sabia que existem mais de 400 atividades MEI (Microempreendedor Individual) que podem

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Desde segunda-feira (11), os bancos e instituições financeiras passaram a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Contabilidade Consultiva, focada no seu sucesso!

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?