Índice
Saiba o que escolher ao atuar na área de saúde, se profissional liberal x PJ
Entenda quais as diferenças entre profissional liberal x PJ e faça escolhas alinhadas ao seu propósito e que também representem economia. Leia o material que preparamos e entenda
Escolher entre atuar como profissional liberal x PJ é uma dúvida comum entre profissionais que atuam na área de saúde.
Essa é uma decisão muito importante e que deve ser tomada criteriosamente, tendo em vista principalmente os custos tributários envolvidos em cada uma delas.
Sendo assim, preparamos o artigo de hoje justamente para ajudar você a entender melhor esses conceitos e escolher, com mais segurança, entre trabalhar com profissional liberal X PJ.
Até o final do nosso material e faça uma excelente leitura.
O que é um profissional liberal?
O conceito de profissional liberal é bastante simples
Podemos entender como aqueles profissionais que possuem um conselho regulando a sua atuação.
Dessa maneira, contadores, advogados, médicos, fisioterapeutas, psicólogos etc. são exemplos de profissionais liberais.
Nesse viés, também podemos entender que um profissional liberal é aquele que se formou em uma determinada área e está legalmente autorizado a praticar em áreas em que a técnica é necessária.
Ele é livre para desempenhar suas funções, e o tipo de relação de trabalho não importa.
É importante considerar que esses profissionais podem atuar de formas diferentes — como, por exemplo, pelo regime celetista, de forma autônoma ou mesmo por meio de uma pessoa jurídica, sobre a qual vamos falar no próximo tópico.
Aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar você a ter uma gestão mais eficiente:
- Montar uma clínica: quais os trâmites?
- Contabilidade para Área da Saúde e Clínicas Médicas
- 11 dicas de como reduzir muito o custo da sua empresa
O que é uma PJ?
Podemos entender como pessoa jurídica uma entidade que surge com o objetivo específico, a qual costuma ser formada por uma ou mais pessoas físicas, ou mesmo por duas ou mais pessoas jurídicas.
Nesse sentido, é fundamental entendermos mais o conceito de pessoa enquanto uma entidade.
Um indivíduo, grupo ou organização que tem direitos e responsabilidades legais é referido como um “sujeito legal”. Um “sujeito jurídico” é um ser que tem deveres legais a cumprir.
Ela, por exemplo, uma corporação, tem seus próprios direitos e deveres que são independentes dos de seus criadores, o que faz com que elas se assemelhem a pessoas físicas, as quais, como cidadãos, têm certas obrigações e privilégios legais.
Então, assim como você que está lendo este artigo, a sua empresa tem certas tarefas, responsabilidades e compromissos, os quais devem ser cumpridos para que ela possa operar como está estabelecida por lei e pela legislação.
Por que é importante saber escolher entre eles ao atuar na área de saúde?
Inicialmente, é importante lembrar que, como já foi dito, um profissional liberal pode trabalhar de diferentes maneiras, como autônomo e por meio de uma empresa, por exemplo.
Também é necessário lembrar que escolher entre atuar como profissional liberal x PJ é importante por vários motivos, dentre eles temos a questão ligada à tributação.
A maneira como o profissional liberal irá desenvolver suas atividades irá repercutir diretamente na forma como ele irá ser tributado.
Por exemplo, caso o profissional trabalhe de forma autônoma ou celetista, deverá recolher tributos que podem chegar até a 27,5%, a título de apuração do Imposto de Renda.
Contudo, caso o desejo seja trabalhar como uma pessoa jurídica, na maioria das vezes poderá escolher entre diferentes regimes tributários como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Em cada um deles, o percentual pode variar bastante, dependendo, principalmente, da sua profissão, faturamento mensal, dentre outros
Ainda, é importante considerar que, se atuar como uma pessoa jurídica, você deverá cumprir com vários requisitos para que o negócio possa operar em total conformidade com a nossa legislação.
Sendo assim, será necessário fazer obter registro junto a cartórios ou mesmo Junta Comercial do estado onde a empresa estará sediada, obter o CNPJ na Receita Federal inscrição na prefeitura do município no qual se realizará a prestação de serviços, ou, caso você vá negociar algum tipo de produto, também a inscrição na secretaria do estado onde a empresa irá operar.
Tratando-se de empresa que atua na área de saúde, essa tarefa pode ser bastante complexa, principalmente ao levar em consideração os alvarás que precisam ser obtidos para que o empreendimento esteja em total conformidade com as regras da vigilância sanitária, dentre outras autorizações.
Qual o mais interessante para trabalhar: profissional liberal x PJ?
Saber qual o mais vantajoso, ser profissional liberal x PJ, é uma tarefa muito relativa.
Isso porque você precisará considerar seus objetivos profissionais, questões ligadas à burocracia que você está disposto a atender e o impacto dessa sua decisão nas suas finanças, principalmente quando se trata do pagamento de tributos.
Atuar com pessoa jurídica costuma ser mais vantajoso em relação ao pagamento de tributos, contudo é fundamental que você tenha apoio especializado para que possa fazer escolhas com mais segurança.
Por que contar com a ajuda de quem entende ao escolher entre profissional liberal x PJ?
Ter ajuda de profissionais especializados é importante, pois permite que você conheça, com maior clareza, os possíveis impactos que suas decisões terão no seu futuro.
Além disso, eles poderão ajudar a você a lidar com toda a burocracia existente na formalização de uma empresa caso você opte trabalhar por meio de uma PJ, ou a lidar da forma correta com o seu tributos,
Clique no link abaixo e conheça quem poderá ajudar você na decisão de atuar como profissional liberal ou PJ:
Contabily: soluções especializadas para ajudar seu empreendimento
Como nós pudemos ver em nossa conversa, existem muitas diferenças entre profissional liberal x PJ, e conhecê-las permite que você possa fazer escolhas inteligentes pensando como elas irão impactar o futuro da sua atuação.
Inclusive, é fundamental lembrar da importância de contar com o apoio de quem entende do assunto, a fim de que você possa ter mais tranquilidade para tomar decisões ou mesmo lidar com a burocracia envolvida no seu cotidiano.
Nós, da Contabily, contabilidade especializada em empresas da área de saúde e vamos ajudar você a lidar com a decisão entre atuar como profissional liberal x PJ.
Clique no botão abaixo e entenda as vantagens de contar com o nosso suporte.
Preciso de ajuda para fazer escolhas inteligentes