Índice
Entenda o que é a inflação médica e como afeta o seu plano de saúde
Saiba todos os detalhes sobre a inflação médica e os impactos que ela ocasiona no seu dia a dia
Os custos médico-hospitalares, ou a variação de custo médico-hospitalar (VCMH), também chamados inflação médica, são um indicador importante no setor de saúde, que mede as mudanças de preços no sistema de saúde suplementar.
Além disso, também é um fator crucial para determinar anualmente os ajustes dos prêmios do seguro-saúde.
A inflação médica é um indicador-chave no setor de saúde.
Continue conosco para entender mais alguns detalhes relacionados ao assunto!
Inflação médica: de que você precisa saber?
As despesas médico-hospitalares são medidas como a variação nos custos médico-hospitalares (VCMH), ou inflação médica.
Ela é calculada dividindo os custos de atendimento da seguradora de saúde por beneficiário pelo número de beneficiários ativos.
A inflação médica é medida comparando os custos médios de um período de 12 meses com o período de 12 meses imediatamente anterior.
Os operadores definem seus próprios índices de inflação médica a cada ano, além de divulgar anualmente o HCMV, que é calculado e publicado pelo Instituto de Estudos Suplementares de Saúde (IESS) como uma medida das flutuações dos custos de assistência médica no Brasil.
Ele utiliza dados de vários planos individuais das operadoras para criar uma visão geral anual.
O que influencia a inflação médica e como ela afeta seu plano de saúde?
A inflação nos serviços médicos é frequentemente maior do que a inflação econômica, seja no Brasil ou em países como os Estados Unidos e membros da União Europeia.
Como o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) acompanha o aumento dos preços, a inflação é medida, a inflação médica é resultado de custos mais altos dos serviços de saúde, bem como de hospitalização, exame, cirurgia, tratamento e utilização de consultas mais frequentes.
Sendo assim, veja como isso pode afetar o seu convênio.
Contratos individuais ou familiares
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) controla os aumentos de preços dos prêmios mensais dos planos de saúde nos contratos de seguro individual ou familiar assinados antes de janeiro de 1999 ou adaptados à lei de saúde – Lei 9.656/98.
Planos coletivos empresariais ou por adesão
De acordo com a ANS, os planos do grupo não estão sujeitos a limites de ajuste de preços, porque as corporações têm maior poder de negociação com os operadores.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar monitora os aumentos de preços para esta categoria de planos, que é ajustada anualmente com base em variáveis como a variação do custo médico-hospitalar (VCMH), que é calculada pelo operador e verificada pelo órgão.
Conte conosco, da Contabily
Nós, da Contabily, estamos há mais de 20 anos em atuação no setor contábil, com foco total no cliente e buscando atendê-lo de maneira personalizada, junto a inovações nos processos e ferramentas tecnológicas que otimizam tempo.
Contamos com um time de profissionais altamente qualificados e um serviço de contabilidade para área da saúde e clínicas médicas que visa entender as suas necessidades e orientar devidamente quanto aos passos a serem dados.
Ao contar com nossas soluções contábeis especializadas em seu segmento, asseguramos que tenha uma série de benefícios como:
- Departamento fisco-contábil;
- Departamento pessoal;
- Consultoria empresarial.
Prezamos a qualidade das informações prestadas, visto que impactam diretamente a tomada de decisão
Além disso, temos como objetivo prestar serviços de maneira consultiva, com intuito de proporcionar melhores resultados e multiplicar os recursos de nossos clientes.
Buscamos garantir serviços de qualidade, excelência e agilidade.
Clique aqui e converse conosco!