Qual a data para declarar o IRPF 2020?
Boa notícia: ainda não saiu o calendário. Muito provável que você ainda tenha uns meses para se preparar, mas não ache que está com tempo de sobra, afinal a lista de documento necessários é bem extensa.
Quais documentos precisa para o imposto de renda?
Afim de simplificar a vida do contribuinte, resumiremos a longa lista em 5 grupos:
- renda;
- bens e direitos;
- dívidas e ônus;
- renda variável;
- pagamentos e doações.
Junte seus informes de rendimento, comprovantes de pagamento feitos ao convênio médico, dentista e todos os documentos que comprovem a compra ou venda de bens.
Leia nosso artigo e verifique em detalhes tudo o que você precisa separar de documentos.
Não é pouca coisa, notou? Se esperar acabar o carnaval pra começar a correr atrás de tudo isso, muito provável que seu tempo será pouco!
Porém, se você é um contribuinte organizado, e ao longo do ano arquivou corretamente todos esses itens, vamos focar nos possíveis problemas sobre a demora da entrega na declaração.
4 motivos incríveis para você não fazer a declaração na última hora:
- problemas com a tecnologia;
- minimize as chances de erro;
- antecipe a restituição;
- risco de multa.
Problemas com a tecnologia
Muito injusto de nossa parte deixa para fazer a declaração nos 45” do segundo tempo e falar: “ah, mas o sistema do governo é ruim”.
Problemas com a tecnologia devem ser considerados, sempre lembre-se disso.
Certamente se todo mundo resolve acessar o mesmo servidor ao mesmo tempo, tem grandes chances de que a rede fique congestionada. Numa forma lúdica, é igual engarrafamento na volta do litoral depois do ano novo, ninguém sai do lugar!
Além do que, sua internet pode parar de funcionar, seu computador pode travar e enfim, lista de problemas que podem acontecer com a tecnologia é imensa, tente se precaver disso.
Minimize as chances de erro
Quantas coisas você já fez em cima da hora e que não ficaram tão boas quanto deveriam? Minimize as chances de erro, faça a declaração com tempo, cuidado para digitar valores e outras informações.
Você pode cair na malha fina por apenas um descuido!
Antecipe a restituição do IRPF 2020
Sua restituição pode vir nos primeiros lotes e sem truque de mágica! Quanto antes você fizer a declaração, antes ela será analisada. Com o valor recebido você pode pagar dívidas, usar para investimentos ou gastar como quiser mesmo.
Risco de multa
Mas se nada, até aqui, te fez pensar que vale a pena deixar tudo preparado, atenção: perde o prazo, paga multa! O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.
Logo, podemos notar que não está cedo para falar de IRPF 2020, quanto mais tempo para separar os documentos e fazer os procedimentos com calma, menor chances de problemas e multas!
Existem ferramentas disponíveis no mercado, totalmente online, na qual você pode fazer uma prévia da sua declaração e verificação de documentos. Vale a pena conferir!
Gostou do nosso conteúdo? Se restou alguma dúvida entre em contato conosco!
Fonte: Jornal Contábil