O planejamento 2020 do escritório contábil é o norte da empresa para o próximo ano.
Com ele em mãos, o gestor consegue identificar os objetivos e ações necessárias para garantir o sucesso da empresa ao longo do ano.
No entanto, antes de elaborar o planejamento é importante conhecer os desafios previstos para os escritórios contábeis em 2020.
A partir dele, o gestor poderá elaborar estratégias para superá-los e obter a máxima performance do negócio.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo com os 3 desafios dos escritórios contábeis em 2020. Assim como, um guia prático de como elaborar o planejamento 2020.
Desafios para o escritório contábil em 2020
2020 promete ser um ano com mudanças importantes no cenário governamental e no mercado contábil.
Para se preparar, vale a pena conhecer os desafios do próximo ano e preparar o seu negócio para cada um deles. Confira abaixo mais informações:
Mudanças governamentais
As reformas governamentais foram destaque em 2019 e também serão em 2020.
O profissional precisa estar atualizado quanto às novidades do governo, para conseguir prestar um bom serviço aos clientes.
Espera-se que em 2020, a Reforma Tributária seja aprovada no Congresso. Caso isso ocorra, haverá uma unificação dos tributos, através da criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Ele pretende unificar alíquotas como ISS, ICMS, IPI, Cofins e PIS em uma única alíquota.
Essa é apenas uma das mudanças fiscais previstas para o próximo ano. Para manter-se atualizado, o contador precisa acompanhar de perto as mudanças governamentais e planejar como elas irão afetar os seus serviços.
Presença digital contábil
O perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos. Atualmente, as pessoas buscam esclarecer dúvidas e procurar escritórios contábeis na internet, antes de fazer um contato pessoal.
Nesse cenário, as empresas que não tem presença digital simplesmente não existem.
Com o avanço da tecnologia, essa tendência promete ser forte em 2020. Esse é um desafio para as empresas contábeis que não tem presença digital, pois elas perdem espaço no mercado e clientes a cada dia.
Também revela ser um desafio para as empresas que já investem em marketing digital contábil.
Afinal, terão que acompanhar de perto as tendências e rever estratégias para cada atualização do mundo digital.
Aumento da contabilidade digital
Em 2019, acompanhamos a adesão dos escritórios a contabilidade digital. Esses negócios, conseguiram conquistar mais clientes por prestar um serviço ágil, moderno e eficiente.
Nesse cenário, o crescimento da contabilidade digital é um desafio para os escritórios que ainda prestam um serviço tradicional.
Para ter sucesso em 2020, recomendamos que esses negócios se adequem aos serviços da contabilidade online.
Hoje em dia, existem inúmeras plataformas e recursos acessíveis que facilitam a implantação da contabilidade digital, a exemplo, do Conta Azul.
Planejamento 2020 para o escritório contábil
Aprenda agora como elaborar um planejamento 2020 para o seu escritório contábil. Com ele em mãos, você conseguirá superar os desafios e ter mais sucesso com o seu negócio.
Estabeleça metas para o planejamento 2020
Estabelecer metas é o segredo para que o seu escritório tenha sucesso no mercado. Aproveite a elaboração do planejamento 2020 e crie metas de curto, médio e longo prazo, elas podem ser:
Reduzir os custos;
Investir em marketing digital contábil;
Participar de eventos;
Implantar serviços da contabilidade digital;
Aumentar a carteira de clientes.
O ideal é que as metas sejam audaciosas e realistas, para que você e toda sua equipe fiquem motivados em alcançá-las.
Uma dica bacana é construir as metas em parceria com a equipe, para que todos se sintam responsáveis pelo processo.
Planeje o marketing do escritório
Como mencionamos acima, ter um escritório presente na internet é algo essencial. Por isso, inclua no planejamento 2020 ações de marketing digital para o seu negócio.
Se o seu escritório ainda não investe nessa área. Nossa dica é começar com a criação de um site institucional e das redes sociais da empresa.
Também é importante planejar conteúdos periódicos e relevantes para essas duas mídias.
Caso você já invista em marketing digital contábil esse é o momento de avaliar os resultados e elaborar novas estratégias para o próximo ano. Algumas estratégias que você pode aplicar são:
- Planejamento de conteúdo para redes sociais e blog;
- Investimento em publicidade paga;
- Parcerias com outros sites
Participe de eventos
A participação em eventos também deve estar presente no planejamento 2020 do escritório.
Inclua a presença em conferências, capacitações e webinars com especialistas na área.
Nesses eventos, você irá ficar atualizado sobre as tendências do mercado contábil e mudanças fiscais.
Além disso, eles são uma excelente oportunidade para fazer networking e fechar parcerias com outras empresas.
Mas atenção, a participação em eventos não deve ser limitada apenas para o gestor.
Pelo contrário, é importante que a sua equipe também frequente essas capacitações.
Esse é um investimento que irá refletir na melhoria dos serviços da empresa e satisfação dos colaboradores.
Fonte: Jornal Contábil