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5 passos para fazer a precificação dos seus produtos e serviços
Confira aqui o caminho fundamental para definir a precificação correta do seu empreendimento
A precificação de produtos e serviços é uma parte crucial da estratégia de qualquer negócio. Afinal, determinar o preço certo pode influenciar diretamente a lucratividade e a competitividade da sua empresa.
Neste artigo, vamos mostrar 5 passos para definir preços eficazes e atrativos. Confira
1- Conheça o seu entorno
O primeiro passo para fazer a precificação, é entender o que cerca o seu empreendimento. Portanto, é essencial conhecer seu público alvo para entender quanto deve ser cobrado.
Outro ponto de atenção é conhecer a sua concorrência. Convenhamos que cobrar um valor bem acima de sua concorrência não é nada atrativo para o mercado, certo? Então tenha como base os preços de seus concorrentes.
2- Conheça seus custos
O segundo passo da precificação de produtos e serviços é saber quanto eles custam para serem produzidos ou prestados.
Você deve considerar todos os custos envolvidos, como matéria-prima, mão de obra, impostos, despesas fixas e variáveis, entre outros.
Somando todos esses custos, você terá o custo total do seu produto ou serviço.
3- Defina sua margem de lucro
A margem de lucro é o percentual que você deseja ganhar sobre o custo do seu produto ou serviço.
Ela deve ser definida conforme os seus objetivos financeiros, o seu posicionamento no mercado e a percepção de valor dos seus clientes.
Uma margem de lucro muito baixa pode comprometer a sua rentabilidade, enquanto uma margem de lucro muito alta pode afastar os seus clientes.
4- Calcule o preço da sua venda
O preço de venda é o resultado da soma do custo do seu produto ou serviço com a margem de lucro. Você pode usar a seguinte fórmula para calcular o seu preço de venda:
- Preço de venda = Custo Total + (Custo total x margem de lucro)
Por exemplo, se o seu custo total for de R$100,00 e a sua margem de lucro for de 30%, o seu preço de venda será:
- Preço de Venda = 100 + (100 x 0,3)
- Preço de venda = 100 + 30
- Preço de venda = 130
5- Teste e monitore sua precificação
Por fim, é importante deixar claro que a apreciação de preços não é uma ciência exata. Portanto, realize testes de preços para avaliar a reação do mercado em que você está inserido.
É importante que você esteja disposto a ajustar seus preços com base no feedback dos clientes e nas condições do mercado.
E claro, mantenha-se atualizado com as mudanças no mercado, na concorrência e nas preferências do cliente. Faça ajustes conforme necessário.
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Domine a precificação e, domine o mercado
Seguindo os passos desse artigo, você irá conseguir aplicar uma precificação justa em seu produto ou serviço. Assim, terá garantia de que seus clientes fiquem satisfeitos e seu bolso cheio.
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PRECIFICAÇÃO: EU QUERO APRENDER!