Índice
CNAE para enfermagem, qual o ideal?
A escolha correta do CNAE para enfermeiros é essencial para que o profissional não tenha problemas
Se, só de pensar em CNAE, você já ficou com dúvidas, não se preocupe, a sigla diferente nada mais é do que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Ela serve para organizar as atividades realizadas por profissionais por todo o país.
O modo de trabalhar e até mesmo de contratação vem se transformando nos últimos anos, e claro que os enfermeiros não ficariam para trás, mesmo que esses profissionais não possam atuar como MEI.
Isso ocorre porque, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, enfermeiros e até mesmo auxiliares e técnicos em enfermagem não podem atuar como MEI pela profissão ser regulamentada.
Entretanto, isso não significa que você, enfermeiro, não possa ser dono da própria empresa, até porque existem outras modalidades, como a ME (Microempresa), e, para você entender como ter uma e qual o CNAE escolher na hora de sua abertura, basta conferir o restante do nosso artigo a seguir.
O que é CNAE?
Conforme explicado anteriormente, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas é essencial para determinar quais serão as atividades exercidas pela empresa, todos os profissionais que atuam como Pessoa Jurídica precisam ter pelo menos um CNAE para ser possível ter o CNPJ em mãos.
E além de realizar a classificação, é graças ao CNAE que todo profissional tem a garantia de que paga pelos tributos apenas o que realmente é necessário, ou seja, além de ajudar a organizar e classificar os profissionais conforme a atividade que exercem, também ajuda financeiramente, evitando que altos custos tributários afetem os mais diversos tipos de profissionais.
Qual o CNAE certo para enfermeiros?
Agora que você já sabe a importância para o CNAE para todos os profissionais e empresas, é o momento de entender qual é o correto para que você possa atuar sem preocupações.
Se você optou por ter a sua própria empresa, já sabe que terá que apresentar um CNAE antes de ter o CNPJ em mãos.
Além disso, você precisa ter muito cuidado na hora de escolher qual o porte da empresa que deseja abrir, uma ME (microempresa), por exemplo, tem seu faturamento atual de até R$ 360 mil, já a Empresa de Pequeno Porte tem o seu faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Logo, o seu faturamento será essencial na hora de escolher qual a melhor opção para abrir o seu próprio negócio, e não se esqueça de ter uma contabilidade especializada no assunto para te ajudar nessa e todas as outras escolhas necessárias na hora de abrir a sua empresa.
E, claro, lembre-se de usar o CNAE 8650-0/01 na hora de identificar como atividade exercida a enfermagem.
Como a Contabily pode ajudar enfermeiros a facilitar a rotina contábil?
Especialista em contabilidade para profissionais da área da saúde, a Contabily tem uma equipe de contadores preparados para auxiliar enfermeiros em todas as etapas na hora de cuidar de contabilidade e rotina financeira.
Então, se você está em busca de ajuda para abrir sua empresa ou cuidar melhor das obrigações contábeis do seu negócio, essa é a oportunidade que você sempre esperou.
Aproveite todas as vantagens de contar com uma equipe de profissionais especializados em enfermeiros e facilite a sua vida.
Clique aqui e confira como os especialistas da Contabily podem te ajudar!