Diabéticos e o direito de solicitar a Aposentadoria por Invalidez

Diabéticos E O Direito De Solicitar A Aposentadoria Por Invalidez Blog Contabily Contabilidade - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Compartilhe nas redes!

A diabetes é uma doença muito comum.

Agora pare e pense quantas pessoas a sua volta possuem essa doença e quais já conhecem os direitos que cabem a elas. Leia a matéria completa e indique a leitura para que mais pessoas descubram quais são seus direitos garantidos pela lei.

Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. O que resulta em muito açúcar no sangue (alto nível de glicose no sangue).

Com o tempo a diabetes pode agravar e o paciente pode ficar debilitado a ponto de não poder mais exercer funções laborais. Nesse caso, o auxílio-doença pode trazer amparo financeiro durante o tratamento. Se a condição de incapacidade se tornar permanente, é possível a aposentadoria por invalidez.

Quando o diabético pode solicitar a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez para pessoas com diabetes é possível desde que seja comprovada a incapacidade permanente de trabalho.

Enquanto a pessoa com diabetes consegue continuar trabalhando, o benefício não é concedido. Caso a incapacidade seja temporária e a pessoa for afastada por um determinado tempo de suas atividades, é possível conseguir o auxílio-doença.

IMPORTANTE! A pessoa que necessitar do benefício de auxílio-doença ou da aposentadoria por invalidez deverá passar por uma perícia médica do INSS, por mais que tenha laudos de seu médico que comprove a incapacidade.

O que é necessário para solicitar a aposentadoria por invalidez por diabetes?

É necessário que o pedido seja feito primeiramente do auxílio-doença, pois a aposentadoria por invalidez só é concedida caso a doença se torne permanente e o beneficiário não tenha mais condições de retornar para a vida laboral. Somente assim, o pedido de aposentadoria por invalidez e aceito.

Para que a pessoa possa solicitar esses benefícios é necessário cumprir os seguintes requisitos:

Provar que estava contribuindo com o INSS: antes do diagnóstico da doença (se a incapacidade for imediata ao diagnóstico); ou antes da incapacidade para o trabalho (quando a incapacidade vier tempos depois da descoberta da doença).

Cumprir tempo de carência: A carência para quem tem diabetes é de 12 meses. Ou seja, para obtenção do auxílio doença, é exigido o mínimo de 12 contribuições. Existe exceções para quando a pessoa tem a doença se agravada que leva a uma amputação, sendo assim, a carência não é levada em conta.

Comprovar a doença e a data de início da incapacidade: Deve-se apresentar os exames médicos e atestados. A obrigação de comprovar a doença é do segurado/paciente. Se não levar os documentos médicos corretos o INSS poderá negar o benefício.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Miniatura - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Imposto Seletivo: o imposto do PECADO

Imposto Seletivo: O “Imposto do Pecado” da Reforma que Vai Subir o Custo de Produção da Sua Empresa   Todo mundo ouve falar sobre o IVA e a simplificação da Reforma Tributária, mas há um novo imposto que pode pesar

Alíquotas Iva Blog - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Reforma Tributária: alíquotas do IVA

Imposto Único, Várias Alíquotas? Entenda o Sistema da Nova Reforma Tributária Todo empresário já ouviu falar que a Reforma Tributária vai trazer um “imposto único” (o IVA), prometendo simplificar a vida de todos. Mas será que é tão simples assim?

Miniatura Youtube - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Carnê-Leão: é obrigatório?

1. O que é o Carnê-Leão e por que o autônomo precisa dele Se você é profissional liberal, autônomo, médico, dentista, advogado ou recebe qualquer rendimento de outra Pessoa Física (PF), a Receita Federal espera que você pague o Imposto

Gemini Generated Image Fb3jdfb3jdfb3jdf - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

CBS e IBS: o fim dos impostos como conhecemos

A Reforma Tributária do Consumo, promulgada pela Emenda Constitucional 132/2023, é a mudança fiscal mais profunda no Brasil em décadas. Seu objetivo central é acabar com a bagunça do sistema atual, que gera custos escondidos e litigiosidade, substituindo cinco tributos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			
Recomendado só para você
O próximo ano de 2020 trará um novo ciclo de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
06 Setembro Amarelo Pop Up - Contabilidade em Brusque - SC  | Contabily

Contabilidade Consultiva, focada no seu sucesso!