Índice
Passo a passo: veja como emitir nota fiscal para médicos
A emissão da nota fiscal é necessária para quem tem uma empresa. E, se você é médico, é preciso estar atento a alguns requisitos, confira
Para ser médico PJ (Pessoa Jurídica), é necessário que saiba sobre alguns conceitos básicos como, por exemplo, documentações para abrir um CNPJ, impostos que necessitam de pagamento, entre outros.
Uma dessas responsabilidades é a emissão da nota fiscal de serviço; ela tem uma grande importância no meio jurídico e fiscal, e nós vamos te explicar o porquê. Continue a leitura.
Nota fiscal: o que é e qual seu conceito?
Antes de saber como emitir, é necessário que entenda o que é a nota fiscal e por que ela é essencial para médicos PJ.
Basicamente, a nota fiscal é um documento cujo objetivo é comprovar que o serviço está sendo prestado ou que houve a compra/venda de um produto. A emissão da nota fiscal será usada como meio de fiscalização e, através dela, serão cobrados os valores de tributos de contribuição para o governo.
Entenda mais sobre nota fiscal de serviço para MEI acessando o link abaixo:
Passo a passo de como emitir nota fiscal
Compreendendo o conceito da nota fiscal, você já poderá emitir. Porém, há alguns quesitos que precisam ser checados antes do ato final da emissão. Veja abaixo quais são eles:
- Certificado digital
Você já ouviu falar do certificado digital? É um documento importante para PJ e tem como finalidade ser usado como uma assinatura para Pessoas Jurídicas, isto é, um documento único para cada pessoa que permitirá a autenticação para emissão de notas fiscais e realização de transações.
O certificado digital será adquirido junto a uma Autoridade Certificadora, que precisa ser credenciada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Além disso, é constituído em dois tipos de certificados, sendo eles, o A1 — arquivo 100% digital ao qual você poderá ter acesso em qualquer dispositivo, e o A3 — disponibiliza a abertura em um dispositivo por vez, além de formato para aparelhos móveis.
- Sistema operacional
A fim de emitir a nota fiscal eletrônica, você precisa ter um sistema operacional que não trará problemas na hora da emissão. Para isso, você terá duas opções:
- Plataforma gratuita do SEFAZ ou da prefeitura da cidade onde for realizado o serviço.
- Plataforma integrada ao sistema governamental.
É muito importante que, ao escolher um sistema para emitir sua nota fiscal, você saiba quais as vantagens e desvantagens de cada um deles, pois armazenar dados fiscais em qualquer dispositivo pode gerar grandes problemas, como vazamento de dados. E, claro, você não quer isso para seu empreendimento.
- Ajuda especializada
Visando que esses passos sejam feitos da melhor forma possível, é essencial que você procure por ajuda especializada. Afinal, a nota fiscal é um documento da sua empresa e, como todos os outros, você precisa tomar cuidado ao emitir e ao armazenar essa documentação.
Saiba como a Contabily pode te ajudar
Emitir a nota fiscal de seu serviço requer tempo e cuidado e, ao compreender que a NF- E também é um documento, a preocupação é ainda maior.
Nós, da Contabily, entendemos essa preocupação e sabemos que a profissão na área da saúde demanda atenção a vários âmbitos, por isso queremos te ajudar no momento da emissão de nota fiscal do seu serviço.
Entre agora em contato com nosso time de especialistas e deixe que cuidemos da emissão de nota fiscal do seu serviço.
CLIQUE AQUI E FALE COM NOSSO TIME PARA EMITIR A NOTA FISCAL DE SERVIÇO