Atualizado em junho de 2023
Índice
5 erros que você não pode cometer no controle de caixa!
Aprenda a dominar o seu controle de caixa! Deixe de confusão e estresse na hora de fechar as contas!
O controle de caixa é um dos planejamentos e monitoramentos mais importantes dentro de uma empresa.
Através desse planejamento, o proprietário consegue controlar o fluxo de dinheiro do negócio.
Por isso, ao cometer erros nesse controle, você pode ter problemas com o fluxo de caixa, dificuldade para honrar seus compromissos e até mesmo precisar encerrar suas atividades.
Pensando nisso, explicaremos mais sobre o controle de caixa, a sua importância, erros que não podem ser cometidos e como realizá-lo corretamente. Confira!
O que é o controle de caixa?
O controle de caixa é o monitoramento e a gestão das entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.
Com o controle de caixa, você tem uma melhor administração das transações financeiras que acontecem no seu negócio.
Com esse controle, todas as suas transações financeiras ficam registradas, evitando erros, fraudes e perdas.
Desse modo, o controle de caixa mantém a transparência da empresa e fornece a situação financeira da pessoa ou da empresa de maneira precisa.
Então quando chega o final do período que foi estabelecido, seja ele final do dia, semana ou mês, é possível ver o valor real de dinheiro disponível, seja ele conta bancária ou dinheiro em espécie, através dos registros de entrada e saída do dinheiro.
Ele é extremamente crucial para a empresa ter sucesso e possuir sua saúde financeira, pois, com esse controle, as tomadas de decisões são mais certeiras.
Saiba mais sobre:
Os principais erros no controle de caixa:
- Deixar de registrar algumas transações:
É extremamente importante registrar todas as transações financeiras da empresa, seja venda ou até mesmo as despesas, para que assim não perca o controle do dinheiro.
- Misturar finanças pessoais com as da empresa:
Misturar as finanças pessoais com as da empresa é um dos erros mais comuns que acontece no controle do caixa. Por isso, é necessário separar em diferentes contas bancárias o dinheiro pessoal e o dinheiro da empresa.
- Falta de reconciliação bancária:
Este processo compara as transações registradas no livro-caixa com as transferências registradas no banco.
- Não manter fundo de reserva adequado:
Este processo é bastante importante, pois, com um fundo bancário reserva, você consegue lidar com despesas inesperadas, ou até mesmo lidar com dificuldades financeiras para reerguer a empresa.
- Ignorar a análise dos resultados:
Deixar de se importar com os resultados financeiros da empresa é um erro grave, pois, como dito anteriormente, eles são necessários para conseguir enfrentar um problema financeiro, evitando perdas indesejadas.
Então dedique o tempo necessário para sempre analisar como está o controle do caixa.
Como realizar o controle de caixa?
Para haver o controle de caixa, é necessário um sistema, seja ele físico, como, por exemplo, um livro-caixa, ou digital, que é um aplicativo ou software exclusivo para gestão financeira.
Esses registros possuem todas as informações de entrada e saída, e dados, como a data de transação, descrição da receita ou despesa, o valor envolvido e como foi a forma de pagamento.
Facilite o seu controle de caixa!
Para você, que tem dificuldade na hora de controlar o caixa, nós, da Contabily, fornecemos todo o tipo de ajuda e auxílio que você necessita!
Sendo assim, nosso objetivo é fornecer serviços de gestão contábil que vão além do que você espera e que apoiarão seu negócio para que realmente você possa crescer e prosperar.
Não importa qual é o tamanho da sua organização – nós cuidaremos da sua contabilidade como se fosse nossa própria empresa.
Portanto, entre em contato agora mesmo e saiba mais!
Quer controlar seu caixa? Nós te ajudamos!